Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30170
Título: 27082023Sistema AGU de inteligência jurídica (SAPIENS): um estudo sobre inovação e sustentabilidade
Autor(es): Pereira, Josefa Natanne Pessoa
Palavras-chave: Administração Pública
Sistema AGU
Inteligência Jurídica
Data do documento: 27-Out-2022
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar se o Sistema AGU de Inteligência Jurídica (Sapiens) é um sistema inovador e sustentável. O estudo utilizou como metodologia, a análise bibliográfica e documental, com leitura seletiva, com revisão de artigos científicos, livros, sites governamentais, Portal da Advocacia-Geral da União (AGU), dados da Semana da Inovação da Semana da Inovação 2020 da Escola da AGU, Constituição Federal de 1988, Relatórios de Gestão da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral Federal (PGF) dos anos de 2015 a 2021 e dados do Planejamento Estratégico AGU Ciclo de 2020-23. A monografia apresenta aspectos referentes a importância da inovação e sustentabilidade na administração pública, bem como os reflexos trazidos pela implantação do Sistema AGU de Inteligência Jurídica(Sapiens) para a Advocacia-Geral da União(AGU), abordando, os seguintes aspectos: motivação da criação dele; suas contribuições no que se refere a tomada de decisão, elaboração de documentos, simplificação da rotina de trabalho, aumento da eficiência, celeridade processual, economia de tempo e recursos econômicos, uso de recursos tecnológicos e inteligência artificial e implementação do sistema para o Super Sapiens. Através das fontes de pesquisa foi possível perceber que Sapiens trouxe diversos benefícios e inovações para a Advocacia-Geral da União(AGU), isso no que se refere a acessibilidade, comunicações e prestação de serviços, a execução das atividades desempenhadas pela instituição e pelos seus servidores e a minimização de custos operacionais com a tramitação eletrônica. Colaborando para que a AGU seja uma organização inovadora sustentável, trazendo resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente. O Sapiens pode ser considerado sustentável em três vertentes: ambiental, quando transformou a tramitação física em eletrônica, reduzindo o consumo de papel e de seus resíduos e também com a redução de emissão de CO2, devido a diminuição de veículos transitando com processos e/ou funcionários para execução das suas atividades, visto que, com ele existe a possibilidade da realização do trabalho remoto; social, pois ele é capaz de gerar qualidade no trabalho prestado a sociedade, porque facilita e diminui o tempo de tramitação de processos, além de trazer qualidade de vida no trabalho dos seus usuários, por não existir acúmulos de processos em mesas e arquivos, já que a maioria dos tramites processuais são realizados eletronicamente; econômica, porque gera economia de recursos financeiros principalmente devido a tramitação eletrônica e o uso de inteligência artificial. De maneira geral, o Sistema AGU de Inteligência Jurídica (Sapiens) vem fazendo com que a Advocacia-Geral da União(AGU) esteja na era da inovação, o que se concretiza por todos os avanços trazidos para os tramites processuais na AGU e futuramente para toda a Advocacia brasileira.
Descrição: PEREIRA, Josefa Natanne Pessoa. Sistema AGU de Inteligência Jurídica(SAPIENS): um estudo sobre inovação e sustentabilidade. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação EAD em Administração Pública) -Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30170
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Natanne Pessoa Pereira.pdf.pdfPDF - Josefa Natanne Pessoa Pereira.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito731.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.