Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30219
Título: Visualização de dados aplicada na construção da base de TCC do curso de ciência da computação - UEPB
Autor(es): Silva, Cris Henrique
Palavras-chave: Análise de dados
Visualização de dados
Ciência da computação
Data do documento: 24-Ago-2023
Resumo: O avanço tecnológico e o acesso em tempo real a uma ampla variedade de dados têm transformado a maneira como lidamos com informações. Nesse contexto, os dashboards e aplicativos de análise de dados surgem como ferramentas essenciais para ampliar o controle e permitir ações corretivas quando necessário. No contexto acadêmico, é de suma importância aprimorar a organização e o acesso aos dados acadêmicos, identificar padrões e tendências nos estudos realizados. Este trabalho visa investigar técnicas e ferramentas de visualização de dados para a construção sustentável da Base de TCC do Curso de Ciência da Computação/UEPB. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória da literatura para explorar os conceitos e fundamentos teóricos relacionados à visualização de dados, em seguida foi conduzido um projeto piloto a partir de um dataset fictício, buscando validar as técnicas estudadas. Após esse período de aprendizado, foi desenvolvida a base de TCC utilizando os dados reais em cooperação com a coordenação do curso. O dashboard permitiu visualizar informações sobre as áreas de pesquisa mais exploradas, os professores com maior número de orientandos, a relação entre áreas de estudo e orientadores, bem como a distribuição dos TCCs por semestre. A visualização de dados permitiu observar os dados com maior clareza, por exemplo, estes indicaram uma variedade de temas abordados nos TCCs, bem como crescimento consistente na quantidade de trabalhos apresentados ao longo dos anos. Este trabalho demonstrou que a visualização de dados é essencial para compreender e comunicar informações acadêmicas complexas. A criação da base de TCCs e o uso de técnicas de visualização proporcionam clareza na exploração dos resultados. Ferramentas como o Looker Studio podem otimizar a apresentação de informações acadêmicas, fortalecendo decisões informadas e o desenvolvimento contínuo do curso. Recomenda-se aplicar essa metodologia em outros contextos e explorar técnicas avançadas para insights profundos.
Descrição: SILVA, Cris Henrique. Visualização de dados aplicada na construção da base de TCC do curso de ciência da computação - UEPB. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30219
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cris Henrique SilvaTCC - Cris Henrique Silva1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito196 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.