Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30338
Título: Utilização do senso comum para o ensino de substâncias e misturas com a temática agrotóxicos
Autor(es): Rocha, Hyla de Lima
Palavras-chave: Agrotóxicos
Ensino
Senso comum
Data do documento: 14-Ago-2023
Resumo: O Ensino de Química apresentado de forma conteudista distancia o ensino com a realidade dos alunos, perdendo seu significado, assim o uso da temática Agrotóxicos em sala de aula, permite uma relação com um problema real que aproxima o ensino com a vivência dos estudantes. Com isso, cada vez mais os pesquisadores estão buscando por metodologias inovadoras que favoreçam esse ensino. A pesquisa buscou identificar os possíveis diálogos entre os saberes de agricultores e estudantes de uma escola pública da 1ª série do Ensino Médio acerca da temática agrotóxicos. Identificando quais os agrotóxicos utilizados pelos agricultores e como fazem uso desses, compreender os conceitos de substâncias e misturas e promover a argumentação científica e avaliação da aprendizagem por meio da metodologia do Júri Simulado. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizado como estudo de caso. Participaram da pesquisa quatro agricultores rurais do município de Lagoa Seca-PB e uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Campina Grande-PB. O instrumento de coleta de dados, consistiu em um questionário composto por questões abertas e a análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. Com os dados obtidos foi possível identificar a importância do senso comum para construção do conhecimento científico e que a metodologia utilizada em sala de aula desempenhou uma excelente participação dos alunos e mostrou avanço no aprendizagem dos mesmos, quanto ao exercício aplicado sobre o conteúdo, teve um excelente resultado, contando que maioria dos alunos acertaram todas as questões e como também avaliaram o método de forma positiva, permitindo o alcance dos objetivos iniciais da pesquisa.
Descrição: ROCHA, Hyla de Lima. Utilização do senso comum para o ensino de substâncias e misturas com a temática agrotóxicos. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30338
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Hyla de Lima RochaTCC - Hyla de Lima Rocha1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito684.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.