Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30493
Título: A poesia na sala de aula: proposta de uma vivência com alunos da educação infantil a partir de poemas de ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles
Autor(es): Barreto, Iasmin Pereira
Palavras-chave: Poesia infantil
Sala de aula
Vivência leitora
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma abordagem didática a partir do livro de Cecília Meirelles Ou Isto Ou Aquilo, sugerindo uma vivência leitora voltada para alunos da educação infantil. Com isso, ao refletirmos sobre o ensino da poesia infantil no contexto escolar, nos propomos a ampliar a discussão sobre a importância desse tipo de trabalho em sala de aula, traçando um percurso histórico da poesia infantil, como uma ferramenta crucial no processo de ensino aprendizagem. A contextualização compreende o aprofundamento da leitura por meio dos intermédios contextuais que a obra traz consigo, que a torna inteligível para o leitor. Com o presente trabalho espera-se que as reflexões sobre o ensino de poesia e com a elaboração das vivências, nos dê direcionamento para que as aulas de literatura sejam de diálogo e interação entre professor e alunos na construção de significados e sentidos, principalmente na educação infantil, que a ludicidade presente nos poemas aflora a leitura prazerosa. Neste sentido, o trabalho adota como metodologia a pesquisa de base bibliográfica. Sendo que, partiremos de estudos já realizados em torno da obra e da produção literária da obra em questão, bem como recorreremos a trabalhos que discutem a importância da poesia na sala de aula, a exemplo de Paes (1996), Pinheiro (2018) e Meireles (1951). Dessa forma, entendemos que os poemas precisam ser expostos de maneira atrativa, sendo a leitura compreendida como uma atividade de prazer perante os alunos, que deverão ser convidados a apreciar os textos e vivenciandos a partir de suas imagens, seus ritmos e sonoridades, tendo, assim, aguçada a sua imaginação.Finalmente, com base no posicionamento do crítico defendido neste trabalho, podemos afirmar que o trabalho com a poesia deve ter uma constância, um planejamento e uma abordagem que extrapole os limites da sala de aula. Mas, sobretudo, que se desenvolva um trabalho prazeroso, favorecendo, consequentemente, o diálogo entre o texto literário e o leitor. Especificamente no que diz respeito ao público em período de letramento, se faz indispensável uma vivência de caráter lúdico, que possibilite o aguçamento da imaginação e da fantasia poética. Logo, as condições indispensáveis para uma abordagem exitosa da poesia em sala de aula precisam ser consequência de um trabalho sistemático e organizado, se quisermos, finalmente, formar o leitor do texto literário.
Descrição: BARRETO, Iasmin Pereira. A poesia na sala de aula: proposta de uma vivência com os alunos da educação infantil a partir de poemas de Ou Isto Ou Aquilo, de Cecília Meireles.2023. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30493
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iasmin Pereira BarretoPDF - Iasmin Pereira Barreto1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito262.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.