Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30549
Título: Números complexos: história, teoria e aplicações
Autor(es): Nascimento, Antoniel José do
Palavras-chave: Números complexos
Números complexos - Aplicação
História da matemática
Data do documento: 11-Dez-2023
Resumo: Neste trabalho apresentaremos uma breve história dos números complexos e contribuições de matemáticos para o desenvolvimento deste conjunto. Os números complexos foram se desenvol- vendo ao longo do tempo onde os matemáticos trabalhavam principalmente com números reais e ao solucionar algumas equações se depararam com raízes de números negativos. Matemáticos importantes contribuíram para esse desenvolvimento como, Del Ferro, Tartaglia, Cardano, Bom- belli, Argand, Gauss, Euler e outros. Junto a isto, mostraremos a expansão dos conjunto naturais até os números complexos, apresentaremos a definição e algumas propriedades importantes dos números complexos. Posto isso, apresentaremos algumas aplicações tanto em matemática quanto em física. Ao fim do texto mostramos nos apêndices, duas importantes equações para os complexos, a fórmula de Cardano e a fórmula de Euler.
Descrição: NASCIMENTO, A. J. Números complexos: história, teoria e aplicações. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30549
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antoniel José do Nascimento.pdfPDF - Antoniel José do Nascimento1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito415.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.