Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria José Pontes dos-
dc.date.accessioned2023-12-13T12:49:56Z-
dc.date.available2023-12-13T12:49:56Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30618-
dc.descriptionSANTOS, Maria José Pontes dos. Análise funcionalista do pronome oblíquo átono "me" em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca discutir sobre a importância de uma abordagem funcionalista no ensino de gramática, com foco especial no pronome átono “me”, enfatizando a prática de Análise Linguística. Desse modo, o objetivo geral desse estudo é examinar como dois livros didáticos de Português do 9° ano do Ensino Fundamental trazem a perspectiva de ensino dos pronomes oblíquos átonos na relação com o funcionalismo, com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, nossa pesquisa justifica-se pela necessidade de abordar não apenas as teorias que identificam os desafios presentes no ensino de gramática descontextualizada, mas também fornecer propostas pedagógicas que promovam uma abordagem crítica e reflexiva no ensino de Língua Portuguesa. Diante disso, esse estudo é de natureza básica, pois contribui para o conhecimento científico, haja vista que utilizamos de argumentos e métodos teóricos para fundamentar a nossa pesquisa. Sob essa ótica, a abordagem desse estudo é de cunho qualitativo, uma vez que se propõe a analisar o fenômeno do pronome oblíquo átono “me” em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. Dessa forma, nossas discussões acerca do tema Análise Linguística encontram embasamento nos pressupostos postulados por Antunes (2003), Geraldi (2006), Neves (2014), Oliveira (2010) e Travaglia (2009); no tocante aos gêneros textuais/discursivos, destacamos Marcuschi (2010) e Bezerra (2010); sobre a análise do livro didático e proposta para um ensino significativo dos pronomes átonos, tomamos por base os princípios de Pilati (2017) e Santos (2008). Como resultado, afirmamos que uma abordagem reflexiva, que utilize exemplos reais e questione a norma, pode contribuir para tornar o aprendizado da gramática e, consequentemente, das colocações pronominais mais interessante e significativo para os alunos. Assim, essa abordagem também estimula o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de os alunos de analisarem criticamente a língua e aplicarem seus conhecimentos de forma adequada e eficiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFuncionalismopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectPronomes átonospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAnálise funcionalista do pronome oblíquo átono "me" em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria José Pontes dos SantosTCC - Maria José Pontes dos Santos632.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito530.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.