Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30678
Título: A atuação do assistente social junto a crianças e adolescentes em situação de rua
Autor(es): Mariano, Zinaldo Henrique
Palavras-chave: Questão social
Crianças e adolescentes
Em situação de rua
Data do documento: 20-Set-2023
Resumo: O cenário de situação de rua das crianças e adolescentes é tratado, no contexto atual, como uma expressão radical da questão social, em resposta a disparidade na desigualdade e exclusão civil, causada pelo capitalismo. Nesse ínterim, este trabalho teve como objetivo discorrer sobre a abordagem do assistente social no enfrentamento desta problemática, traçando o perfil comunitário destes indivíduos, bem como analisando quais fatores responsáveis pela busca pelas ruas. Para tanto, utilizou-se a revisão bibliográfica para o desenvolvimento do estudo, baseando-se em publicações de materiais elaborados, constituído principalmente de artigos científicos, livros e trabalhos acadêmicos. Foi possível compreender que, diversos fatores são apontados como facilitadores da escolha em questão, porém, as condições sociais precárias ou pobreza extrema, são em geral, o causador em potencial, e em comum, apontado entre os moradores de rua. O trabalho do profissional em Serviço Social está em identificar os determinantes da situação, conhecer a população atingida e mediante leis, regulamentações e normativas fazer cumprirem-se os direitos dos afetados em todas as suas conjunturas civis, para reduzir, através destes, os impactos causados pela referida problemática.
Descrição: MARIANO, Zinaldo Henrique. A atuação do assistente social junto a crianças e adolescentes em situação de rua. 2023, 25fls. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba. 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30678
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf61.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC Zinaldo Henrique Mariano Revisado_organizado.pdf310.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.