Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30722
Título: Conhecimento de primíparas sobre o aleitamento materno no município de Queimadas/PB
Autor(es): Andrade, Wanessa Joyce Silva de
Palavras-chave: Amamentação
Atenção primária à saúde
Puérperas
Leite materno
Gestante
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: Introdução: A amamentação é reconhecida como uma prática determinante na promoção da saúde da mulher e da criança. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, sendo essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável. Objetivo: Identificar o conhecimento das gestantes e puérperas primíparas sobre o aleitamento materno no município de Queimadas/PB. Material e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado em três Unidades Básicas de Saúde em Queimadas – PB, entre agosto e novembro de 2023, com usuárias gestantes e puérperas primíparas com idade ≥ 18 anos, independe do tempo de atendimento na unidade e do logradouro. Foram excluídas primíparas que não deram continuidade ao pré-natal, ou que fizeram uso de fármacos, retrovirais, ou que foram impedidas de amamentar, bem como aquelas que apresentaram déficit cognitivo. Empregou-se questionário para avaliação das variáveis demográficas; socioeconômicas; de pré natal; e conhecimentos sobre o aleitamento materno, com emprego de estatística descritiva. Resultados e discussão: O estudo mostrou que as primíparas eram bem informadas sobre o que é o aleitamento materno exclusivo e o período ideal para realizá-lo. Da mesma forma, exibiram conhecimento dos intervalos entre as mamadas e os benefícios da AME para a saúde da criança, e a pega correta para amamentar. No entanto, os achados desta pesquisa identificaram lacunas no conhecimento das mães em relação às características do leite materno, preparo/higiene das mamas, expressão manual do leite, de como prevenir/e ou tratar as dificuldades que podem surgir durante a amamentação, e dos benefícios do aleitamento materno para elas. Considerações finais: É necessário, desenvolver estratégias metodológicas, como educação em saúde, nas unidades básicas, por parte da enfermagem, para favorecer o conhecimento de primíparas, puérperas e gestantes em geral sobre esse aspecto, além de contribuir também, para a AME até o período recomendado de forma exitosa.
Descrição: ANDRADE, Wanessa Joyce Silva de. Conhecimento de primíparas sobre o aleitamento materno no município de Queimadas/PB. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30722
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanessa Joyce Silva de Andrade.pdfTCC - Wanessa Joyce Silva de Andrade983.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.