Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Melissa Gomes da-
dc.date.accessioned2023-12-20T13:54:17Z-
dc.date.available2023-12-20T13:54:17Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30830-
dc.descriptionSILVA, Melissa Gomes da. Características psicológicas relacionadas a participação dos alunos na Educação Física escolar: uma revisão narrativa. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba , Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de revisão narrativa tem como objetivo investigar as principais características psicológicas que influenciam na participação dos alunos na disciplina de Educação Física escolar. Para isso foram explorados os principais conceitos e teorias psicológicas aplicados à prática da Educação Física, analisando fatores como motivação e sua relação com os PCNs, autoestima, autoconfiança, ansiedade, estresse, habilidades sociais, auto eficácia e participação podem influenciar o engajamento dos alunos nessa disciplina. Além disso, são discutidas estratégias e intervenções pedagógicas que podem ser aplicadas pelos professores de Educação Física para promover um ambiente favorável ao desenvolvimento psicossocial dos estudantes. Portanto, nos resultados foram abordadas as características positivas (motivação, confiança, etc) e negativas (incerteza, vergonha, etc), a partir dos estudos catalogados e a maneira que os autores tratam esses assuntos, como também trazem estratégias para sanar as dificuldades existentes na realidade das aulas de educação física. Por fim, foi possível analisar e compreender a relevância das dimensões psicológicas no contexto da Educação Física escolar. Os desafios são evidentes, pois os alunos com características psicológicas negativas podem enfrentar barreiras significativas para a participação ativa nas aulas de Educação Física. Portanto, é fundamental que os professores estejam cientes dessas questões e adotem estratégias pedagógicas que levem em consideração as necessidades e as diferenças individuais dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Damião Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPsicossocialpt_BR
dc.titleCaracterísticas psicológicas relacionadas a participação dos alunos na educação física escolar: Uma revisão narrativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Melissa Gomes da Silva.pdfTCC - Melissa Gomes da Silva1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito326.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.