Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30831
Título: Estudo comparativo do desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças típicas na faixa étaria de 7 à 10 anos da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha da cidade de Esperança-PB
Autor(es): Oliveira, Brenda Ismirna Calixto de
Palavras-chave: Avaliação Motora
Espectro Autista
Neurodesenvolvimento
Desenvolvimento motor
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: O desenvolvimento motor beneficia os indivíduos na execução de atividades diárias. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo diagnosticado com frequência em crianças, devido aos avanços nos estudos e conhecimento por parte da população sobre o assunto. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o desenvolvimento cognitivo, motor e da comunicação social do indivíduo. A educação física melhora esses aspectos que são bastante afetados, tendo em vista que promove benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo, sem contar com a comunicação, pois permite as interações sociais durante as aulas fazendo os indivíduos serem mais sociáveis. A pesquisa de campo na EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha teve como objetivo observar e comparar o desenvolvimento motor das crianças típicas e das atípicas que possuem TEA para mostrar a importância de trabalharmos de maneira mais atenciosa e includente para com esses indivíduos que muitas vezes são excluídos das aulas por conta do transtorno e limitações que possuem. Com a concretização dos testes às crianças típicas adquiriram uma média de acertos de 1,83 para sim e 0,66 para não, enquanto que as crianças atípicas que possuem TEA obtiveram uma média de 0,5 para sim e 2 para não. Percebe-se o quanto esses estudos contribuem positivamente para a sociedade, levando a enxergarmos as situações de forma mais empática ocasionando uma ruptura de estigmas.
Descrição: OLIVEIRA, Brenda Ismirna Calixto de. Estudo comparativo do desenvolvimento motor em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças típicas na faixa étaria de 7 à 10 anos da EMEF Dom Manuel Palmeira da Rocha da cidade de Esperança-PB. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30831
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brenda Ismirna Calixto de OliveiraTCC - Brenda Ismirna Calixto de Oliveira5.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito868.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.