Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30849
Título: Tecnologias para Educação em Saúde de Pessoas Surdas.
Autor(es): Araujo, Neriane Franco Santos
Palavras-chave: Pessoa com deficiência auditiva
Linguagem de sinais
Educação em saúde
Data do documento: 5-Dez-2023
Resumo: A necessidade de ferramentas para o aprendizado das Pessoas com Deficiência Auditiva (PcDA) é cada vez maior pelo fato de os casos de deficiência estarem em constante crescente, seja por causas congênitas, acidentes e/ou senilidade. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como objetivo identificar na literatura as tecnologias de educação em saúde específicas para pessoas surdas. A pesquisa foi baseada na questão norteadora: “Quais as tecnologias catalogadas para educação em saúde de pessoas surdas?”. Realizou-se uma busca bibliográfica entre abril e novembro de 2023, nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Base de dados de Enfermagem (Bdenf). Os resultados da revisão correspondem a 20 artigos na faixa temporal de 2013 a 2023, sendo a maior frequência de 2022 (30%), nos idiomas inglês (50%) e português (50%). Os estudos foram realizados nos seguintes locais: Estados Unidos, Oceania, Europa e Brasil. O maior número de publicações foi do Brasil com 50% dos achados que estão disponíveis na Medline. Os resultados sinalizam que ainda há pouco material, com possibilidade de melhora nos já apresentados. Outrossim, há espaço para tecnologias mais simples acessíveis, pois a maioria necessita de internet.
Descrição: ARAUJO, Neriane Franco Santos. Tecnologias para Educação em Saúde de Pessoas Surdas. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30849
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Neriane Franco Santos Araujo.pdfTCC - Neriane Franco Santos Araujo823.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito108.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.