Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30861
Título: Um olhar para além do nado: a prática da natação como melhora no condicionamento cardiorrespiratório em crianças asmáticas na faixa etária de 5 a 12 anos - uma revisão de literatura
Autor(es): Araújo, Vanessa Kelly Costa
Palavras-chave: Educação Física - Crianças
Natação
Condicionamento cardiorrespiratório
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: A natação surgiu pela necessidade de sobrevivência e locomoção na água. Atualmente, a natação é amplamente reconhecida como um dos esportes mais benéficos para a saúde, não apenas para crianças, mas também para todas as outras faixas etárias. Além de ser uma atividade divertida e refrescante, a natação proporciona uma série de benefícios para a saúde, especialmente no que diz respeito às melhorias no condicionamento cardiorrespiratório. Pensando nisso, a prática da natação pode atuar como terapia auxiliar no tratamento de crianças asmáticas. O presente estudo objetiva analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, o efeito do exercício aquático para a criança asmática, tais como a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, os benefícios da prática da natação em crianças asmáticas e relacionar sua prática como terapia auxiliar ao tratamento da asma. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica baseada em livros, artigos científicos e periódicos especializados. A seleção ocorreu após a leitura dos títulos e resumos dos artigos, mediante o tema proposto. O estudo obteve como resultado que a prática da natação reduz a ativação dos músculos acessórios e melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Conclui-se que a prática regular de natação desempenha um papel significativo no tratamento coadjuvante de pessoas asmáticas, reduzindo o número de crises e melhorando a qualidade de vida.
Descrição: ARAÚJO. Vanessa Kelly Costa. Um olhar para além do nado: a prática da natação como melhora no condicionamento cardiorrespiratório em crianças asmáticas na faixa etária de 5 a 12 anos: uma revisão de literatura. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30861
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Kelly Costa AraújoTCC - Vanessa Kelly Costa Araújo237.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito417.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.