Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30891
Título: Promoção do bem-estar pela educação e socialização da pessoa idosa na UAMA-UEPB
Autor(es): Xavier, Joelma Nayara Silva
Palavras-chave: Educação permanente
Envelhecimento saudável
Didática para pessoas idosas
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: Tendo em vista o crescente aumento da população idosa e a preocupação com sua qualidade de vida, o presente trabalho buscou analisar as possíveis contribuições da Universidade Aberta à Maturidade na UEPB para as pessoas idosas. Objetivou-se ainda, relatar o processo histórico da UAMA, discutir suas ações educativas e refletir sobre como as características da maturidade influenciam no modelo pedagógico desenvolvido pelos educadores. Para alcançar tais objetivos, o estudo se pautou pela pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa-descritiva, utilizando-se de materiais disponibilizados na internet acerca do tema. Obteve-se como resultado que a UAMA segue três aspectos fundamentais no desenvolvimento de suas atividades, sendo eles: o aspecto humano, o paradigma didático e o aspecto da conceituação. Além disso, percebeu-se que a UAMA valoriza a identidade individual de cada pessoa idosa, adaptando sua grade curricular de acordo com as necessidades de cada participante. Constatou-se ainda que a UAMA conseguiu dar continuidade às aulas mesmo diante de um cenário pandêmico, utilizando-se das aulas remotas. O conjunto das atividades desenvolvidas na UAMA, mostram-se eficazes no processo de promoção do bem-estar e socialização da pessoa idosa, o que o torna um programa de importante relevância na garantia da qualidade de vida das pessoas acima dos 60 anos de idade.
Descrição: XAVIER, Joelma Nayara Silva. Promoção do bem-estar pela educação e socialização da pessoa idosa na uama-uepb. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30891
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joelma Nayara Silva Xavier.pdfTCC - Joelma Nayara Silva Xavier1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito Joelma.pdfTermo de Depósito171.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.