Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30955
Título: Online Dispute Resolution (ODR) no poder judiciário brasileiro: uma perspectiva sobre os meios alternativos de solução de conflitos e a justiça digital
Autor(es): Tiburtino, Maria Fernanda Almeida
Palavras-chave: Meios Alternativos de Solução de Conflitos - MASC.
Resolução de Conflitos Online - ODR
Jurisdição brasileira
Comércio eletrônico
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: O presente artigo busca examinar a regulamentação dos Meios Alternativos de Solução de Conflitos (MASC), mediante a esfera virtual de Online Dispute Resolution (ODR) no âmbito da justiça digital, pontuando para isso as iminentes características que favorecem sua aplicação. Os objetivos específicos desse artigo pautam-se em analisar o uso da ODR no cenário jurídico brasileiro, mediante a aplicação conjunta com os MASCs; comparar a ODR com a jurisdição atual de maneira a ponderá-las; apontar os benefícios do emprego da ODR para a solução de conflitos, utilizando como exemplo, a plataforma Modria e no âmbito do comércio eletrônico o caso eBay; constatar a importância da ODR no Direito brasileiro. O estudo adotará o método dialético, analisando dados específicos e conduzindo à formulação de noções gerais, facilitando a organização do raciocínio de forma sucinta e compreensível. Além disso, empregará métodos bibliográfico, documental e método clínico, combinados com o método exploratório, visando desenvolver o tema proposto. Quanto às técnicas, serão utilizados conceitos e estudos de casos na construção dos fundamentos da pesquisa. Os resultados obtidos neste artigo revelam que a implementação dos métodos em Online Dispute Resolution (ODR) no Direito, representam uma abordagem inovadora e necessária para solucionar conflitos de forma mais eficiente diante do cenário digital em que todas as correntes de nossa sociedade apresentam-se progressivamente, oferecendo facilidades significativas e promovendo um ambiente jurídico mais exequível e menos burocrático.
Descrição: TIBURTINO, Maria Fernanda Almeida. Online Dispute Resolution (ODR) no poder judiciário brasileiro: uma perspectiva sobre os meios alternativos de solução de conflitos e a justiça digital. 40f. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30955
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf397.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Maria Fernanda Almeida TiburtinoTCC - Maria Fernanda Almeida Tiburtino781.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.