Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30957
Título: Os desafios do cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho diante da realidade do teletrabalho.
Autor(es): Trovão, Erik Ramon Bezerra
Palavras-chave: Teletrabalho
Segurança do trabalho
Legislação
Fiscalização
Data do documento: 17-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar os maiores desafios enfrentados para garantir a saúde e segurança do trabalho no meio ambiente do teletrabalho. O estudo analisa os conceitos de teletrabalho, suas vantagens e desvantagens, e o arcabouço jurídico que trata sobre o tema. Também conceitua a saúde e segurança de trabalho, as principais doenças inerentes a essa modalidade, e os principais entraves que dificultam a devida proteção do teletrabalho. A pesquisa é de natureza exploratória, e o método científico utilizado foi o indutivo tendo o observacional como auxiliar. A partir da análise dos conceitos trazidos, foi possível concluir que, apesar de constatar que diversos avanços já foram conferidos a essa classe trabalhadora, muito ainda tem que ser feito, sobretudo no âmbito da fiscalização das normas de saúde e segurança do trabalho, que conta, atualmente, com uma legislação generalista e sem eficácia, que se resume a uma mera instrução, não incluindo nenhuma forma efetiva de fiscalização das normas impostas pelo empregador. Sugere-se, portanto, que os empregados e empregadores busquem medidas alternativas para assegurar um ambiente laboral seguro. No tocante a legislação trabalhista, verificou-se necessário a atualização das normas visando conferir um maior poder de fiscalização do seguimento das normas de saúde e segurança para que assim a garantia de um meio ambiente de trabalho sadio e livre de riscos seja efetivada.
Descrição: TROVÃO, Erik Ramon Bezerra. Os desafios do cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho diante da realidade do teletrabalho. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30957
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erik Ramon Bezerra Trovão.pdfTCC - Erik Ramon Bezerra Trovão.pdf577.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf201.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.