Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30962
Título: Os desdobramentos da dupla valoração das penas cumpridas de forma degradante no combate ao estado de coisas inconstitucional do sistema carcerário brasileiro
Autor(es): Souza, Lucas Amadeus Pereira de
Palavras-chave: Sistema carcerário
Direitos fundamentais
Estado de coisa inconstitucional
Data do documento: 1-Nov-2023
Resumo: O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo geral analisar a eficácia e os desdobramentos da Resolução de 22 de novembro de 2018, da Corte Interamericana de Direitos Humanos, anuída pelo Superior Tribunal de Justiça, a partir do estado de coisas inconstitucional do sistema carcerário brasileiro - reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal, o que desencadeou intervenções nacionais e internacionais de tentativas de resolução. Para realizar o estudo, foram analisados os efeitos do cômputo em dobro da pena degradante sob a ótica do direito constitucional, da legislação penal específica brasileira e dos regramentos internacionais acerca da dignidade humana e da proteção à população carcerária. Para isto, os métodos aplicados foram o observacional, com dados oficiais como reflexo empírico da situação do sistema carcerário; o dialético, apresentando argumentos favoráveis e críticos à resolução que determinou a dupla valoração das penas degradantes; e o indutivo, partindo de conceitos e fatores específicos aludindo à eficiência e eficácia das resoluções da CIDH; para os quais foram utilizados livros, revistas jurídicas, artigos do ordenamento jurídico brasileiro e dos regramentos internacionais, assim como a jurisprudência das Cortes Superiores brasileiras e as resoluções da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Os resultados mostram que, a despeito da diminuição da população encarcerada com a antecipação da extinção de punibilidade, a situação dos Institutos Penais permanece degradante, necessitando de investimentos para assegurar a dignidade dos apenados e o cumprimento das normas incidentes, a começar pela reforma de suas infraestruturas. Estes resultados demonstram que, apesar da eficácia imediata da redução da superpopulação carcerária, a dupla valoração da pena degradante indicada pela Corte Interamericana não é suficiente para combater o sistema penitenciário caótico a longo prazo, interferindo ainda nas fases da persecução penal.
Descrição: SOUZA, Lucas Amadeus Pereira de. Os desdobramentos da dupla valoração das penas cumpridas de forma degradante no combate ao estado de coisas inconstitucional do sistema carcerário brasileiro. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30962
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Amadeus Pereira de Souza.pdfTCC - Lucas Amadeus Pereira de Souza.pdf414.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf215.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.