Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30965
Título: Breves anotações sobre o papel da gestão ambiental do trabalho na prevenção de riscos ocupacionais
Autor(es): Gomes, Alan de Lima
Palavras-chave: Ambiente de trabalho
Gestão ambiental
Riscos ocupacionais
Doenças ocupacionais
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: No ambiente laboral, os trabalhadores são constantemente expostos a condições nocivas à sua saúde e segurança. No entanto, é possível evitar ou reduzir os níveis de exposição, por meio de gerenciamento de riscos e boas práticas de gestão que visem a implantação de práticas preventivas, como a identificação, o monitoramento e o controle de perigos. O presente artigo tem como objetivo analisar qual o efetivo papel da gestão ambiental laboral na prevenção de riscos ocupacionais dentro do ambiente de trabalho. A pesquisa se concentra em observar as práticas de gestão desenvolvidas para identificar as situações perigosas e elaborar estratégias para que esses riscos laborais sejam eliminados ou reduzidos e em seguida averiguar a efetividade dessas práticas frente ao desafio de evitar a ocorrência de danos que ameaçam a saúde ou a integridade física do trabalhador. Acerca da metodologia, utilizada, destaca-se o Método Hipotético-Dedutivo para a elaboração da pesquisa, que permite estabelecer hipóteses baseadas em teorias existentes e testá-las por meio de análise crítica e coleta de evidências. Por fim, chegou-se à conclusão de que, apesar de existirem normas regulamentadoras que disciplinam a segurança e a saúde no trabalho, há uma enorme falha na aplicação e fiscalização dessas normas e principalmente, na gestão do ambiente laboral, que deve ser pensada de forma integrada, como uma atividade coletiva, possibilitando assim, o desenvolvimento de hábitos, a participação e o protagonismo de todos os envolvidos.
Descrição: GOMES, Alan de Lima. Breves anotações sobre o papel da gestão ambiental do trabalho na prevenção de riscos ocupacionais. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30965
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alan de Lima Gomes.pdfTCC - Alan de Lima Gomes.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf327.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.