Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30992
Título: A pessoa com deficiência no mercado de trabalho: uma análise da legislação brasileira e do ambiente de trabalho
Autor(es): Agra Alexandre, Ana Vitória
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Inclusão
Mercado de trabalho
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência para a sua inserção no mercado de trabalho. A problemática diz respeito à investigação das causas para o baixo número de pessoas com deficiência atuando profissionalmente. Aqui reside também a justificativa para o presente artigo, vez que há inequívoco interesse social ao tratarmos de pessoas que são invisibilizadas por políticas públicas mais efetivas. Inicialmente, foi abordada a evolução do conceito de pessoas com deficiência e do tratamento conferido às mesmas, bem como da legislação acerca do tema. Destacam-se as Leis 8.213/1991 e, mais recentemente, a 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Pesquisou-se também as dificuldades enfrentadas pelas empresas para encontrar profissionais qualificados para ocupar as vagas de trabalho destinadas às pessoas com deficiência. O presente estudo identificou a qualificação profissional e a acessibilidade física e comunicacional como importantes ferramentas para a efetiva inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Nesse sentido, recorrendo a instrumentos normativos e entendimentos doutrinários, a pesquisa realizada foi do tipo exploratória, bibliográfica e documental, com o emprego do método de abordagem dedutivo.
Descrição: ALEXANDRE, Ana Vitoria Agra. A pessoa com deficiência no mercado de trabalho: uma análise da legislação brasileira e do ambiente de trabalho / Ana Vitoria Agra Alexandre. - 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30992
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Vitoria Agra Alexandre.pdfTCC - Ana Vitoria Agra Alexandre.pdf310.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf196.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.