Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31000
Título: Formas tradicionais de sepultar frente às novas tecnologias fúnebres: impactos socioambientais e as lacunas da legislação brasileira
Autor(es): Azevedo, Yasmim Vitória Firmino
Palavras-chave: Direito ambiental
Sepultamentos
Legislação
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: O presente artigo buscou comparar na perspectiva socioambiental os tipos de sepultamentos praticados no Brasil com as novas tecnologias fúnebres, ainda ausentes da legislação brasileira. Já que, as formas vigentes impactam o meio socioambiental através da degradação do solo, da emissão de gases tóxicos e da superlotação de cemitérios. Além disso, no mundo, alguns países já adotam novas formas fúnebres mais ecológicas, como a hidrólise alcalina e a liofilização. Dessa forma, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através da revisão bibliográfica em artigos, livros e legislações. Evidenciando, portanto, a necessidade de uma legislação que melhor regularize as formas tradicionais, como também inclua novas formas de sepultamentos mais ecológicos, visando não só o meio ambiente, mas o meio urbano, a saúde pública e a autonomia das pessoas decidirem a forma que mais se aproxima de seus princípios para o fim da vida.
Descrição: AZEVEDO, Yasmim Vitória Firmino. Formas tradicionais de sepultar frente às novas tecnologias fúnebres: impactos socioambientais e as lacunas da legislação brasileira. 2023. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31000
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Yasmim Vitória Firmino Azevedo.pdfTCC - Yasmim Vitória Firmino Azevedo.pdf573.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf287.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.