Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Sandylene Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T19:58:46Z | - |
dc.date.available | 2024-03-05T19:58:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.issn | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31093 | - |
dc.description | SOUZA, Sandylene Silva de. A importância da alfabetização cartográfica na formação escolar. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é analisar a importância da alfabetização cartográfica nas aulas de Geografia na formação escolar, além de compreender o que diz a literatura geográfica acerca da Cartografia Escolar; discutir os desafios que integram a alfabetização cartográfica na educação básica e por fim, estudar as principais contribuições da Cartografia Escolar para a formação dos alunos do Ensino Fundamental, reafirmando a relevância da Cartografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração do artigo estão alicerçados na revisão bibilográfica de trabalhos e autores que discultem acerca da temática, além de um estudo de caso em forma de questionário, aplicado nas turmas do 6°e 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Maria de França, localizada em MariPB. Os resultados obtidos demonstram que assim como na prática de alfabetização relacionada ao desenvolvimento da leitura e da escrita, os estudos cartográficos nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, necessitam de uma alfabetização anterior que proporcione para o aluno maiores condições de compreensão de todos os pontos a serem estudados. O estudo de caso produzido demonstrou que ainda são muitos alunos que possuem dificuldades no estudo da Cartografia, obtendo como resposta a ausência do processo de alfabetização, reafirmando a importância dos professores de Geografia em prosseguirem no desafio de suprir essas dificuldades e assim, proporcionar um melhor cenário de aprendizagem na educação básica. Conclui-se que a introdução dos alunos no estudo das noções de orientação, análise dos mapas e demais recursos e intrumentos cartográficos promove um maior conhecimento sobre o espaço e suas dinâmicas sociais, políticas, econômicas e ambientais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Leandro Paiva do Monte Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização cartográfica | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação escolar | pt_BR |
dc.title | A importância da alfabetização cartográfica na formação escolar. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sandylene Silva de Souza | TCC - Sandylene Silva de Souza | 741.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 150.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.