Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3110
Título: Práticas leitoras de alunos do ensino médio: um estudo de caso
Autor(es): Andrade, Gerlândia Jorge de
Palavras-chave: Leitura
Linguagem
Ensino Médio
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Este estudo contempla a concepção de leitura interacionista, em que os sujeitos (alunos) são vistos como atores/construtores sociais, que dialogicamente se constroem e são construídos no texto, levando em consideração seus conhecimentos anteriores, conforme Koch e Elias (2010). Sendo assim, a presente pesquisa constitui-se como de campo e de natureza qualitativa e quantitativa, tencionando identificar qual a concepção de leitura de alunos do Ensino Médio. Para a coleta dos dados, realizamos um questionário que foi aplicado com alunos da 3° série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, situada na cidade de Campina Grande – PB. No que concerne aos pressupostos teóricos, tomamos como norte os estudos defendidos por Martins (2003), Kleiman (2007a; 2007b), Koch e Elias (2010). Nas discussões em torno dos gêneros discursivos e da leitura na perspectiva dialógica temos como principais estudiosos Bakhtin (2003), Marcuschi (2002) e Almeida (2013). Com a análise dos dados coletados identificamos que os alunos não perceberam que a leitura vai além do verbal, nem reconhecem que suas leituras de mundo, extraescolares, também são válidas, leituras estas que, comumente, não são aceitas pela escola por serem consideradas Best-sellers, como: crepúsculos e a cabana, no entanto, eles - os alunos - conseguem construir conhecimentos por meio delas, o que não acontece na maioria das leituras impostas pelo contexto escolar. A prática de leitura é criada a partir de incentivos, mediante o modo como ela é trabalhada em sala de aula, pois, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2000), é através da linguagem que o homem se reproduz, transforma, representa, organiza e profere seu pensamento.
Descrição: Andrade, G. J. de. Práticas leitoras de alunos do ensino médio: um estudo de caso. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3110
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlândia Jorge de Andrade.pdfGerlândia Jorge de Andrade6.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.