Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31111
Título: O Trabalho Integrado dos Órgãos de Segurança Pública no Enfrentamento aos Assaltos Bancários no Estado da Paraíba
Autor(es): Santos, Jose Lucas Ventura dos
Palavras-chave: Segurança pública
Assaltos a bancos
Crime organizado
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: A segurança é um direito fundamental previsto na Lei Maior, essencial para a proteção humana e a garantia de outros direitos. Os ataques a estabelecimentos bancários, que na maioria das vezes, envolvem o uso de explosivos, são amplamente conhecidos em todo o país. A mídia relata diversos casos diariamente, nesse sentido, a Paraíba emergiu como um estado com altas incidências desse tipo de crime. Objetivando propiciar melhor bem-estar social, os órgãos responsáveis que trabalham na garantia da segurança pública, por muitas vezes, operam em conjunto. Com o advento das novas tecnologias, os meios de comunicação e monitoramento eletrônico passam por modificações, trazendo novos mecanismos de integração e interação social entre os indivíduos. Diante disso, essas alterações percorrem também o âmbito da segurança pública, onde as polícias militares, civis e federais, estão se equipando com aparelhos de segurança artificial a fim de combater a criminalidade e efetivar o combate ao crime organizado. A presente pesquisa que traz como tema “O Trabalho Integrado dos Órgãos de Segurança Pública no Enfrentamento aos Assaltos Bancários no Estado da Paraíba” tem como objetivo principal: Analisar a aplicabilidade da integração dos órgãos de segurança pública no combate aos assaltos bancários. Já referente a metodologia da pesquisa, o método utilizado será o dedutivo. Quanto aos fins a pesquisa será descritiva já em relação aos meios será bibliográfica. Assim sendo, concluiu-se que o crime organizado possui características capazes de definir um modus operandi, sendo possível buscar alternativas para o seu combate tanto no aspecto jurídico quanto tecnológico, de maneira que o direito deve buscar o aprimoramento dessas ferramentas para que se possibilite a efetivação de medidas constritivas. Além disso, vê-se que o Estado, por intermédio da integração dos órgãos que compõem a segurança pública, pode, cada vez mais, buscar efetuar a desestruturação dessas facções delituosas, mantendo-as afastadas da comunidade por meio do cumprimento adequado das penas previstas por lei.
Descrição: SANTOS, José Lucas Ventura dos. O trabalho integrado dos órgãos de segurança pública no enfrentamento aos assaltos bancários no estado da Paraíba. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Jurídicas, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31111
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito.pdf627.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - JOSE LUCAS VENTURA DOS SANTOS.pdfTCC - José Lucas Ventura dos Santos.pdf574.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.