Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCalixto, Gislayne Santos-
dc.date.accessioned2024-04-11T12:50:54Z-
dc.date.available2024-04-11T12:50:54Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.otherCDD 375-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31154-
dc.descriptionCALIXTO, G. S. A importância da pedagogia hospitalar como parte dos currículos de licenciatura e como modalidade de ensino. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Pedagogia é uma ciência de ensino que tem uma variedade de campos para atuação, sendo uma ciência que pode ser trabalhada em diferentes ramos da sociedade. Nos cursos de Direito, a área da pedagogia é compatível nos assuntos que são voltados a proteção das crianças, nos direitos e deveres garantidos por lei, bem como no apoio às fundações voltadas para o bem-estar delas, onde é necessária uma assistência pedagógica de influência na vida de crianças e adolescentes. Nesse artigo, trato de adentrar em um caminho pouco estudado nos cursos de licenciatura em pedagogia, que é o desenvolvimento de ensino em classes hospitalares, a chamada pedagogia hospitalar. Pretende-se, aqui, discutir quão importante e oportuna é a contribuição da pedagogia hospitalar para concretização dos objetivos educacionais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa qualitativa, de base exploratória, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas estruturadas aplicado no Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande/PB, dos quais profissionais da área de saúde que tem contato direto com a ala infantil do hospital como pediatras, psicólogos e enfermeiros participaram da pesquisa, bem como algumas pedagogas e alunas do curso de licenciatura em pedagogia na UEPB. O estudo está embasado em pesquisas feitas por alguns estudiosos da área como por exemplo Matos e Mugiatti, (2009) Mutti, (2016), Fernandes e Issa (2014) entre outros profissionais que dedicam a vida a estudar esta tão complexa e interessante área da educação e também embasado em ideais Freirianos. A pedagogia hospitalar não é uma área de atuação fácil. Assim como os outros campos, essa tem paradigmas que precisam ser quebrados, evoluídos e transformados. É um ramo que necessita de uma atenção mais específica em relação à atuação do professor fora da sala de aula, vem criar uma configuração de hospital em que não só os pacientes aprendam, mas também: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, usuários, comunidade e sociedade, em geral.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª Drª Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAssistência pedagógicapt_BR
dc.subjectClasses hospitalarespt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleA importância da pedagogia hospitalar como parte dos currículos de licenciatura e como modalidade de ensino.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gislayne S. Calixto.pdfTCC - Gislayne S. Calixto.pdf893.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo - Depósito.pdfTermo - Depósito.pdf559.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.