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Título: Brincar na educação infantil no contexto da BNCC: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Maria Luiza Alves da
Palavras-chave: Brincar
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Educação infantil
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: O ato de brincar, permite a criança diferentes aprendizagens, deixando-a apropriar-se do conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas a esfera da linguagem, da cognição, dos valores e da vida em sociedade. O presente artigo tem como objetivo analisar o brincar na Educação Infantil no contexto da BNCC, em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa e documental, tendo como referência o documento da Base Nacional Curricular para a Educação Infantil. Primeiramente, apresentase um breve estudo teórico sobre a concepção de criança e infância no aspecto histórico, as características das instituições pensadas para crianças de zero a cinco anos de idade, a educação infantil na legislação brasileira e a importância do brincar como um direito de aprendizagem e desenvolvimento na infância. Portanto, conclui-se que o brincar na infância é parte imprescindível da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
Descrição: SILVA, M. L. A. Brincar na educação infantil no contexto da BNCC: uma revisão integrativa. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31161
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