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dc.contributor.authorSilva, Natanaã Périlkles da-
dc.date.accessioned2024-04-12T11:46:42Z-
dc.date.available2024-04-12T11:46:42Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.issnCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31177-
dc.descriptionSILVA, N. P. Ludicidade como princípio de inclusão escolar de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA ludicidade é um fenômeno multidimensional e polissêmico, composto por três dimensões principais interdependentes: a condição de ser do humano; as suas múltiplas e diversas manifestações; e os efeitos por ela produzidos. Considerando a complexidade do tema no contexto histórico-social e escolar, o objetivo do presente estudo é apresentar a ludicidade como princípio para a Inclusão escolar de crianças com TDAH. Para alcançar tal objetivo foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica que consiste em um conjunto de processos a serem aplicados de forma prática para desenvolver um levantamento acerca de um tema, baseando-se em estudos já realizados. Dentre os textos analisados, os principais teóricos e autores que embasaram este artigo foram Brougère (2003), Huizinga (2008),Vygotsky (1998), Lopes (2005),Luckesi (2002)Freire (1996) e Massa (2015) Diante do que foi analisado, foi feita uma aproximação conceitual à ludicidade, entendendo as vivências lúdicas como um caminho para uma nova forma de construção do conhecimento e de transformação da educação. Considera-se o lúdico o estado interno do sujeito e de ludicidade a característica de quem está em estado lúdico, e as atividades lúdicas como manifestações. Estas quando propostas pelos educadores serão lúdicas na medida em que estimularem o estado lúdico do indivíduo. Defende-se a ludicidade como princípio da inclusão escolar de alunos com TDAH. Conclui-se que a polissemia do termo, além da questão da própria linguagem, reflete também a diversidade de perspectivas e teorias de conceituação da própria ludicidade. É preciso que o ambiente escolar para estes alunos seja uma sala de aula estruturada de forma que o aluno tenha prazer em aprender, e o professor o prazer de ensinar, e que através dessas estratégias, o professor possa reverter o quadro do fracasso escolar desses alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleLudicidade como princípio de inclusão escolar de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - (TDAH)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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