Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lucilene Bernardino-
dc.date.accessioned2024-04-12T11:52:27Z-
dc.date.available2024-04-12T11:52:27Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31179-
dc.descriptionSILVA, L. B. O uso de tecnologias digitais: formação de professores e professoras. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho realiza análises acerca da formação de professores e professoras e o uso de tecnologias digitais, após retorno as aulas presenciais. Tem como objetivo geral: Analisar as relações entre a formação de professores e professoras e o uso de tecnologia digitais da informação e da comunicação quando o retorno presencial após período de isolamento social e ensino remoto consequência da pandemia por Covid-19 e como objetivos específicos: Identificar desafios enfrentados por educadores e educadoras no que diz respeito ao uso das tecnologias digitais, durante as aulas presenciais e conhecer limites e possibilidades que o uso das ferramentas digitais fomentam no ensino pós pandemia. A pesquisa foi realizada entre agosto e novembro do ano de 2022 e contou com 12 professoras de uma escola de ensino público municipal, que atende alunos e alunas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental situada na zona rural da cidade de Queimadas/PB. Na análise desse estudo foi utilizado teóricos como: Bonilla e Souza (2011), Türcke (2010), Prensky (2001), Tajra (2008), Richit e Maltempi (2003), Kenski (2007 - 2011), Ponte (2000), Leite (2003), Buzato (2009), Aquino (2003), dentre outros. Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem descritiva-analítica, uma vez que analisamos relações entre o uso de tecnologias informação e da comunicação- TDIC e a formação dos professores e professoras. Concluímos que com o avanço das tecnologias digitais, elas estão cada dia mais presentes no cotidiano escolar e é necessário que o professor/a esteja preparado para agregá-las nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitias: formação de professores e professoraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucilene Bernardino Silva.pdfPDF - Lucilene Bernardino Silva479.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito214.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.