Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31180
Título: A educação de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional na pandemia
Autor(es): Diniz, Mércia Roseli Andrade
Palavras-chave: Educação infantil
Acolhimento institucional
Pandemia da Covid-19
Data do documento: 14-Set-2022
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar se o direito à educação de crianças e adolescentes, em situação de acolhimento institucional, no contexto da pandemia, foi garantido. É uma pesquisa de vertente qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso tendo como Técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. A investigação foi realizada em uma Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente na cidade de Esperança-PB. Participaram da pesquisa 5 Crianças e Adolescentes, que se encontravam institucionalizados na pandemia, e que estavam matriculados na rede municipal de ensino da Cidade de Esperança-PB, e 5 profissionais da instituição. Para a fundamentação teórica buscamos dialogar com os seguintes interlocutores: Rizzini e Pilotti (2011); Marcílio (1998); Faleiros (2011); Priori (1991), dentre outros. Os resultados do estudo evidenciaram que, para as crianças e adolescentes institucionalizados, no contexto investigado, a desigualdade educacional na pandemia foi duplamente acentuada, isto porque, não foi garantido, para estes cidadãos, sequer, aulas remotas, apenas recebiam atividades impressas revelando, não apenas a precariedade do ensino público, como também, o descaso, por parte dos órgãos públicos, em relação a educação das crianças e adolescentes, em situação de acolhimento institucional, ampliando-se, lamentavelmente o ciclo de violação de direitos destes cidadãos.
Descrição: DINIZ, M. R. A. A educação de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional na pandemia. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31180
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mércia Rosely Andrade Diniz.pdfPDF - Mércia Rosely Andrade Diniz622.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito96.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.