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Título: Jogos e brincadeiras: práticas lúdicas, interação e aprendizagem das crianças na educação infantil
Autor(es): Santos, Luciene Melo dos
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico
Processo ensino-aprendizagem
Interação
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: O presente artigo trata dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, tendo em vista a importância das atividades lúdicas através das brincadeiras, a fim de discutir e explorar o tema abordado. Para tanto, foi necessário refletir sobre o brincar, que pode cativar as crianças no processo de ensino e aprendizagem, abordar brincadeiras simples para auxiliar na interação e desenvolvimento das crianças. Realizou-se, então uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e de natureza descritiva, que se mostraram relevante para a investigação. Diante disso, verificou-se que a ludicidade favorece no desenvolvimento infantil, auxilia no campo cognitivo, emocional e psicomotor, além de, favorecer o aspecto físico e comunicativo. Foi possível concluir através de análise bibliográficas de autores como por exemplo, Kishimoto (2010), Vygotsky (1989), Friedmann (2012), entre outros, que aborda a importância de trabalhar com as crianças as atividades lúdicas, para auxiliar na interação e aprendizagem.
Descrição: SANTOS, L. M. dos. Jogos e brincadeiras: práticas lúdicas, interação e aprendizagem das crianças na educação infantil. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)-. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31189
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