Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31193
Título: A relação família e escola: uma parceria importante no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Andrade, Fernanda Figueiredo de
Palavras-chave: Relação família-escola
Processo ensino-aprendizagem
Escola
Educação
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: O tema abordado neste estudo é a relação família e escola: uma importante parceria no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a participação e envolvimento das famílias no processo ensino-aprendizagem das crianças, bem como objetivos específicos: analisar o contexto social e econômico em que as famílias estão inseridas e observar como a escola vê e busca incluir a família no processo de aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base exploratória que buscou investigar o envolvimento da família na educação de seus filhos e também como os professores lidam com os familiares e se reconhecem a importância da participação da família na escola. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos produzidos dentro do tema e objetivos mencionados, como questionários com perguntas para pais e professores. Ao longo do texto, trazemos autores que tratam dessa relação, como: Libâneo (1994), Aranha (1996), Vygotsky (1984), Carvalho (2000, 2004), entre outros. Como resultado da coleta de dados, observamos que a harmonia família e escola é fundamental para um melhor resultado no processo ensino-aprendizagem da criança, pois na ausência de responsabilidade é mais provável que aconteça o fracasso escolar. Na pesquisa realizada, muitos dos pais afirmam que a participação na vida escolar dos filhos é importante e essencial para o seu desenvolvimento e também para uma melhor interação com os filhos. Portanto, é necessário que a escola cumpra seu papel educativo e que a família acompanhe seus filhos em suas atividades escolares.
Descrição: ANDRADE, F. F. A relação família e escola: uma parceria importante no processo de ensino e aprendizagem. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31193
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Fernanda Figueiredo de Andrade (5).pdfPDF - Fernanda Figueiredo de Andrade481.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito (1).pdfTermo de depósito96.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.