Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Tatiane Felix-
dc.date.accessioned2024-04-16T13:18:52Z-
dc.date.available2024-04-16T13:18:52Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31198-
dc.descriptionBORGES, T. F. A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia da Covid-19. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos - EJA é composta por sujeitos com histórico de vulnerabilidade social. São adultos idosos que não tiveram o direito à escolarização na chamada "idade certa"; jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras que precisaram interromper os estudos para ingressar cedo no mercado de trabalho para ajudar no sustento da família ou porque tiveram que arcar com a responsabilidade de adulto de forma precoce, mulheres que exercem a maternidade precocemente, dentre inúmeras outras situações. Em tempos normais da vida cotidiana, o retorno e permanência de jovens, adultos e idosos aos bancos escolares se constituíam como um grande desafio, um dos quais a problemática da evasão. Com a pandemia no novo Coronavirus - Covid - 19 tais desafios se intensificaram visto que a pandemia aprofundou as desigualdades sociais e, consequentemente, as desigualdades educacionais. A EJA foi uma das mais impactadas pela Covid-19. De acordo com pesquisas divulgadas nos meios de comunicação, muitos municípios não ofereceram essa modalidade de ensino durante a pandemia, por outro lado, onde a EJA foi ofertada, o problema da evasão foi intenso, dada as inúmeras dificuldades provocadas pela pandemia. Diante dessa problemática, a partir da realização de pesquisa bibliográfica, objetiva-se no presente trabalho refletir sobre os desafios da evasão escolar na EJA no contexto da pandemia da Covid-19. Os resultados analisados evidenciam que a pandemia da Covid-19 intensificou os desafios e as dificuldades já enfrentadas na EJA, como: escassez de recurso tecnológico para realização das atividades escolares, afastamento e evasão dos/as alunos/as das aulas, capacitação adequada de professores/as para atuar nessa nova realidade, readequação do currículo para os alunos da EJA, falta de material didático adequado, entre outros. Tais problemas intensificaram um problema muito presente na EJA que é a evasão escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Valept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.titleA evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tatiane(1).pdfPDF - Tatiane Felix Borges674.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito (1).pdfTermo de depósito209.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.