Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Renata Tamilles Pereira-
dc.date.accessioned2024-04-16T14:01:57Z-
dc.date.available2024-04-16T14:01:57Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31201-
dc.descriptionAGUIAR, R. T. P. A. Prática pedagógica de leitura literária na perspectiva étnico-racial com crianças da educação infantil. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA literatura vem proporcionar suporte aos educadores, os quais, na sala de referência, devem motivar e efetivar práticas pedagógicas que levem em conta a realidade em que as crianças estão inseridas, a fim de proporcionar a construção de identidades. Este trabalho discute uma atividade de leitura étnico-racial como uma prática pedagógica da turma Pré-II da Creche Municipal Luzia Santos de Araújo, da rede pública municipal da cidade de Gado Bravo-PB. Norteado pelo objetivo de estimular a leitura literária como prática pedagógica com o incentivo do educador, este artigo é um relato de experiência que utilizou como método de procedimento o analítico-descritivo-observacional; como técnicas de coleta de dados, a observação direta extensiva e uma entrevista realizada com o educador. Observamos a leitura como uma forma de despertar reflexões e novas definições dentro do universo da criança, como a definição de cor de pele. As crianças, ao serem questionadas sobre qual cor era a cor de pele, inicialmente apontaram em sua totalidade para um giz de cera bege, mas, no decorrer da leitura do livro A cor de Coraline, passaram a compreender que a cor de pele é qualquer cor, ela muda com a mudança do objeto ou pessoa, não existe um padrão estipulado, pois tudo que existe no mundo é constituído de formas e cores diferentes. O educador deve proporcionar vivências diferentes dentro da sala de referência, apresentar questionamentos que façam as crianças pensarem, refletirem, interagirem e despertarem seus posicionamentos críticos, para que assim sejam cidadãos atuantes na sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Fabiola Mônica da Silva Gonçalvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura étnico-racialpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titlePrática pedagógica de leitura literária na perspectiva étnico-racial com crianças da educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de depósito-Renata Tamilles Pereira Aguiar (2).pdfTermo de depósito534.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
tcc-Renata Tamilles Pereira Aguiar.pdfPDF - Renata Tamilles Pereira Aguiar1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.