Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ingledy Delana Pereira de-
dc.date.accessioned2024-04-17T14:06:15Z-
dc.date.available2024-04-17T14:06:15Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31231-
dc.descriptionOLIVEIRA, I. D. P. A prática pedagógica no ERE: relato de uma professora da rede municipal de Campina Grande/PB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar a prática pedagógica de uma professora do ensino fundamental anos iniciais, no município de Campina Grande-PB, no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). Assim, buscamos analisar suas estratégias de aprendizagem e os desafios enfrentados por ela durante o ERE. Como apoio para as discussões, recorremos a estudos voltados à teoria histórico-cultural, que tem como base as pesquisas de Vygotsky e colaboradores. Além disso, foi necessário buscarmos estudos bibliográficos sobre a temática em relevo, considerando que o cenário da pandemia COVID-19 é algo recente. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, que, segundo Yin (2001), visa à investigação de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real. Desse modo, através de um formulário disponível no Google Forms, realizamos a coleta de dados e, em seguida, por meio de uma entrevista semiestruturada, aprofundamos o relato disponibilizado no formulário. Os resultados mostram que, apesar de todos os desafios enfrentados, a professora buscou estratégias para trabalhar em sua nova realidade e meios de alcançar todos os alunos, mesmo não sendo possível, pois a falta de recursos tecnológicos tornou-se uma barreira excludente diante do ensino remoto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.titleA prática pedagógica no ERE: relato de uma professora da rede municipal de Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Ingledy Oliveira.pdfPDF - Ingledy Delana Pereira de Oliveira1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito842.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.