Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Rayane Oliveira de Souza-
dc.date.accessioned2024-04-24T14:29:33Z-
dc.date.available2024-04-24T14:29:33Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31274-
dc.descriptionRODRIGUES, R. O. S. Os desafios e impactos causados pela pandemia Covid-19 na educação infantil. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO artigo objetiva verificar e analisar os desafios e impactos causados pela pandemia do Covid- 19, especificamente, na Educação Infantil, em duas Instituições de educação, localizadas no município de Campina Grande, PB; sendo uma destas pública Creche e Pré-escola e a outra privada, tornando-se de imprescindível importância descrever acerca do desenvolvimento socioemocional, socioafetivo e pedagógico das crianças durante o cenário pandêmico vivenciado, como também, destacar os desafios vivenciados pelos professores para se adaptarem, abruptamente, de maneira remota e com uso de tecnologias e plataformas para tornarem o processo de ensino-aprendizagem possível, pois mesmo com isolamento social para a sua própria segurança, precisavam dar continuidade ao currículo escolar, os marcos de desenvolvimento a serem estimulados e alcançados, como também as metas pedagógicas para o máximo aproveitamento dos alunos. Trata-se de uma pesquisa classificada como estudo de caso, descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário e as abordagens quali-quantitativas para análise dos dados. A amostra da pesquisa foi composta por 10 (dez) servidores da escola, 5 (cinco) de cada instituição descrita. Diante das respostas e análises, constatou-se que os métodos de aprendizagem precisaram ser adaptados de forma remota, havendo a necessidade de modificação e adaptação como um todo – família e professores; Notou-se também a falta de preparo do manuseio das tecnologias e a adaptação das aulas para torná-las mais interessantes e lúdicas com o intento de deter a atenção dos alunos pelo maior espaço de tempo possível e, assim, conseguirem adquirir conhecimento e se desenvolverem; e por fim, a dificuldade que as famílias enfrentaram para se adaptarem às aulas remotas, pois a maioria possuía mais de um filho e os horários entre aulas para compartilhar o computador e/ou o celular precisavam ser ajustados ou até famílias de baixa renda que não possuíam tecnologia alguma ou possuíam tecnologias que não acompanhavam a modernidade exigida pelo modelo remoto ou não sabiam acompanhar a demanda implantada pela era tecnológica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Mary Delane Gomes de Santanapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.titleOs desafios e impactos causados pela pandemia Covid-19 na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito122.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Rayane Oliveira de Souza Rodrigues.pdfPDF - Rayane Oliveira de Souza Rodrigues414.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.