Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeliciano, Suenia Souza-
dc.date.accessioned2024-04-25T13:16:25Z-
dc.date.available2024-04-25T13:16:25Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31288-
dc.descriptionFELICIANO. S. S. O protagonismo infantil e a reinvenção dos espaços na educação infantil: a quem pertence as produções expostas na sala de referência?. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO contexto da escola de Educação Infantil, precisa ser considerado como um espaço singular de relações e constante produção de saberes. Nela o agente principal deve ser a criança, e isso deve ser evidenciado na organização do espaço e na ambientação de suas paredes. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do protagonismo infantil na organização dos espaços das salas de referência. Para a realização desta pesquisa, optou-se pela metodologia de caráter qualitativa e fizemos uso da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de um questionário com cinco professoras que atuam nos níveis maternal e pré-escolar. As principais referências teóricas são: Barbieri (2012), Cocito (2017), Horn (2004), Malaguzzi (1999), entre outros. Os principais resultados indicam que o espaço das instituições de Educação Infantil é pensado e organizado por adultos, as crianças possuem poucas oportunidades de serem protagonistas do ambiente. Conclui-se que muitos espaços que a criança vivencia, seja família, escola e ou espaços públicos, são construídos para as crianças e não com as crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectProtagonismo infantilpt_BR
dc.titleO protagonismo infantil e a reinvenção dos espaços na educação infantil: a quem pertence as produções expostas na sala de referência?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito..pdfTermo de depósito293.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- Suenia Souza Feliciano (3) (1).pdfPDF - Suenia Souza Feliciano585.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.