Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Késsia Maria Guimarães de-
dc.date.accessioned2024-04-25T14:35:44Z-
dc.date.available2024-04-25T14:35:44Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31303-
dc.descriptionOLIVEIRA, K. M. G. As Competências socioemocionais do professor em formação: uma análise do currículo de um curso de licenciatura em letras inglês. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é uma análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de uma licenciatura em Letras Inglês de uma universidade do estado da Paraíba, visando debater sobre as competências socioemocionais na formação docente, motivados pelas reflexões obtidas no componente curricular de Estágio Supervisionado I. Desta forma, temos como objetivo geral investigar, através da análise do PPC do curso de Letras Inglês, se a formação inicial de professores contempla, em sua carga horária, componentes que visam incentivar a desenvoltura das competências socioemocionais dos professores em formação, para melhor lidar com situações que serão encaradas na sua futura docência, e quais possíveis implicações. Para alcance do objetivo geral, foram traçados outros dois objetivos específicos, sendo eles: a) Identificar as seções do PPC que contemplam os saberes e competências para a formação docente; b) Discutir as possíveis implicações socioemocionais desses saberes na futura atuação de professores de Inglês em formação. Sobre os procedimentos metodológicos, foi realizada uma releitura e análise de cunho documental (MOREIRA; CALEFFE, 2006), qualitativa (GIL, 2002), descritiva (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), que lida com Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996). Para atingir nossos objetivos utilizamos teorias sobre currículo, competências docentes, e saberes e competências socioemocionais, seguindo autores como Sacristán (2013), Tardif (2000), Perrenoud (2002), entre outros. Nesta pesquisa, buscamos analisar as competências docentes, presentes na formação inicial e, através das reflexões sobre currículo e competências socioemocionais, propor alternativas para o desenvolvimento de tais competências, nos professores, durante sua formação inicial e continuada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Ana Beatriz Miranda Jorgept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCompetências docentespt_BR
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.titleAs competências socioemocionais do professor em formação: uma análise do currículo de um curso de licenciatura em letras inglêspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Késsia Maria Guimarães de Oliveira.pdfPDF - Késsia Maria Guimarães de Oliveira734.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito225.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.