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Título: AGIR BIBLIOTECÁRIO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS PÚBLICAS ESTADUAIS BRASILEIRAS, EM CONTEXTO DA CIÊNCIA ABERTA
Autor(es): SILVA, FERNANDA MIRELLE DE ALMEIDA
Palavras-chave: Agir Bibliotecário
Ciência Aberta
Competências Bibliotecárias
Bibliotecas Universitárias Públicas Estaduais (BUPEs)
Atuação Bibliotecário
Data do documento: 20-Mar-2023
Resumo: Ciência aberta (open science) é uma prática científica transparente, acessível e livre, que permite e incentiva colaborações conjuntas entre pesquisadores, grupos de pesquisa, profissionais e sociedade, gerenciando e compartilhando dados, métodos, recursos e ferramentas para dinamizar a criação do conhecimento e acelerar avanços científicos em escala mundial. Diante da necessidade em ponderar sobre o desempenho profissional diante do diferenciado e provocador cenário, o objetivo principal da tese centra-se em analisar o agir bibliotecário nas ações desenvolvidas pelas universidades públicas estaduais brasileiras que são dinamizadas pela ciência aberta. Os objetivos específicos correspondem em: a) conhecer as atuações e serviços das bibliotecas universitárias públicas estaduais direcionados a comunidade universitária, a partir dos sites institucionais; b) identificar como ocorre o apoio informacional bibliotecário nas demandas científicas da universidade pública estadual brasileira; c) investigar ferramentas, recursos e práticas científicas-informacionais provenientes da ciência aberta que envolvem a biblioteca universitária; d) averiguar as competências necessárias para atuação bibliotecária nos ambientes promovidos pela Ciência Aberta. O delineamento metodológico da tese se dá por meio dos polos do método quadripolar, que proporcionam maior percepção dos fluxos, diálogos e práticas, em um engajamento sincrônico da pesquisa, como também distinguem particularidades que cada momento do estudo possui, em uma visualização profunda das etapas. Constrói-se o enquadramento teórico, contextualizando as abordagens teóricas e práticas mais significativas da ciência aberta com as atuações de bibliotecas e bibliotecários, identificando competências para o agir, numa perspectiva de análise proativa e crítica, para atender as exigências profissionais oriundas dos contextos da ciência aberta. O estudo colabora, profissional e cientificamente, ao contribuir para atuação bibliotecária dialogada, proativa e responsável no desenvolvimento científico brasileiro e na promoção da ciência aberta. Os resultados expõem o perfil institucional virtual de 39 bibliotecas universitárias públicas estaduais, destacando informações, estrutura organizacional, acervos, serviços, canais de comunicação e conteúdos informacionais e administrativos. A partir da aplicação de critérios, os sujeitos da pesquisa se apresentam através do perfil institucional de atuação relatando serviços, engajamento com a vivência universitária, apoio institucional, a formação continuada, aperfeiçoamento de bibliotecários, ações informacionais em ambientes universitários influenciados pela ciência aberta. Por fim, algumas considerações são evidenciadas: há atuações e adoções oriundas da abertura científica, de maneira consciente e/ou inconsciente; o agir bibliotecário é percebido embrionário e, por vezes involuntário; agir bibliotecário na ciência aberta requer habilidade, oportunidade e decisão gerencial/institucional; a compreensão do agir bibliotecário das BUPEs projeta a necessidade de ser visto, por si próprio, pelos pares, pelos usuários e pela instituição.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31402
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