Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31423
Título: Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Rodrigues, Anne Sueny da Silva
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Alfabetização
Leitura
Escrita
Data do documento: 5-Jul-2023
Resumo: O processo de alfabetização tem sido um desafio histórico no Brasil, marcado por diversos fatores que podem contribuir para o surgimento de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Essas dificuldades podem ser influenciadas por fatores biológicos, como dislexia e outros transtornos de aprendizagem, que afetam a aquisição da leitura e da escrita. Além disso, fatores políticos, sociais, históricos e culturais também desempenham um papel significativo nesse contexto. Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é discutir sobre as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização, a partir de uma revisão sistemática. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de revisão sistemática da literatura em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022 no Portal Periódico Capes. Ademais, algumas considerações teóricas são tecidas a partir das ideias de autores como Vygotsky (teorias da aprendizagem), Magda Soares, Ana Teberosky e Paulo Freire (Alfabetização, letramento e escrita). Os principais resultados apontam que a aprendizagem é de fundamental importância para o desenvolvimento humano e para a construção do conhecimento. No presente estudo, aprendizagem e dificuldades de aprendizagem são abordados numa perspectiva histórico cultural, por entender que a realidade material e histórica são fatores importantes na dialética sujeito-sociedade, e que tais aspectos devem ser levados em consideração no contexto escolar. Ao término da tessitura deste escrito, elucidamos os seguintes resultados encontrados, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita são temas complexos influenciados por uma multiplicidade de fatores, deste práticas pedagógicas, questões familiares, até políticas educacionais e de formação de professores.
Descrição: RODRIGUES, A. S. S. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31423
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termodepositoanne.pdfTermo de depósito772.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC ANNE VERSÃO DEPÓSITO revisado.pdfPDF - Anne Sueny da Silva Rodrigues357.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.