Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTrovão, Aline Cordeiro-
dc.date.accessioned2024-05-14T10:39:14Z-
dc.date.available2024-05-14T10:39:14Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31438-
dc.descriptionTROVÃO, A. C. Contribuições da prática reflexiva no estágio supervisionado para a construção identitária de professores de inglês: reflexões e descobertas. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNa perspectiva da formação inicial docente, junto às questões teórico-metodológicas, o Estágio Supervisionado é disposto como uma das etapas fundamentais deste processo. Durante o estágio, os futuros professores têm a oportunidade de vivenciar a prática docente, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso. Entretanto, é crucial que estas vivências sejam permeadas por movimentos reflexivos para contribuir com o crescimento profissional do futuro professor e a constituição de sua identidade. Perante isso, este estudo tem como objetivo discutir como a prática reflexiva no Estágio Supervisionado colabora para a formação do professor de inglês a partir de relatos de experiência. Sendo assim, o estudo contribui para preencher uma lacuna existente em relação às contribuições advindas dessas práticas reflexivas. Nosso estudo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista, de natureza aplicada, cujos objetivos são de caráter exploratório, através de procedimentos documentais. Referente ao corpus, o estudo efetuou a análise e discussão de fragmentos de relatórios de estágio contidos em uma dissertação. Estas discussões teóricas foram seccionadas em três frentes: (i) Formação de professores (FREIRE, 1996, 2004; FREITAS, 2005), (ii) O Estágio Supervisionado em Língua Inglesa (PERRENOUD, 2002; PIMENTA; LIMA, 2005) e por fim, (iii) Práticas Reflexivas do Professor e Construção Identitária (SCHÖN, 1997, 2000, 2003; ALARCÃO, 2010; OLIVEIRA E SERRAZINA, 2002 e ZEICHNER, 1993, 2008). A partir da análise dos dados e discussões embasadas no referencial teórico e práticas interpretativistas, constatou-se que as práticas reflexivas apresentam algumas contribuições para a constituição da identidade docente, como a mudança de postura do estagiário, seu crescimento profissional, dentre outros. Assim, notamos que as vivências e reflexões efetuadas durante o estágio supervisionado vão além de um simples cumprimento de carga horária obrigatória. Elas representam uma oportunidade valiosa para os estagiários desenvolverem sua identidade profissional, construírem sua autonomia pedagógica e se prepararem para a realidade do exercício da profissão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Esp. Rivaldo Ferreira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPráticas reflexivaspt_BR
dc.titleContribuições da prática reflexiva no estágio supervisionado para a construção identitária de professores de inglês: reflexões e descobertaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE T - TCC - repositório tentativa 2.pdfPDF - Aline Cordeiro Trovão697.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CamScanner 16-07-2023 20.32 (3).pdfTermo de depósito429.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.