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dc.contributor.authorAraújo, Paula Geórgia dos Santos de-
dc.date.accessioned2024-05-14T12:15:53Z-
dc.date.available2024-05-14T12:15:53Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31462-
dc.descriptionARAUJO, P. G. S. de. A docência e os documentos oficiais: análise discursiva sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia do covid-19. 2023, 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObservando a nossa sociedade, e a realidade da educação, notamos que os docentes precisam fazer uso das plataformas digitais para abordar os conteúdos didáticos, trazendo o que é usado pelo aluno no dia a dia para dentro da sala de aula. Vale ressaltar que os recursos tecnológicos não substituem as aulas presencias, em se tratando do ensino aprendizado, mas fornecem subsídio, com a função de efetivar, significativamente, as aprendizagens. Esta pesquisa, apresenta algumas sequências enunciativas, buscando identificar a formação discursiva do discurso pedagógico e do discurso oficial do Ministério da Educação, com o objetivo de analisar posicionamentos discursivos sobre as TIC no contexto pandêmico. Utiliza como procedimentos metodológicos, em um primeiro momento um questionário online com duas professoras do ensino público, da escola de Ensino Infantil e Fundamental Gonçala Rodrigues de Freitas, localizada em Sumé (PB), sobre as experiências docentes com as TIC na pandemia e na graduação. Em um segundo momento, são selecionados textos, documentos e enunciados do site Portal do MEC, que discursivizam sobre o uso das TIC durante a pandemia. A pesquisa se caracteriza como documental, pois analisa os documentos do MEC e o discurso dos docentes, materiais de natureza diversa, que ainda não receberam um tratamento analítico. A base teórica utilizada é a Análise do discurso, que visa analisar as relações entre linguagem, história e sociedade, através dos efeitos de sentido, sobretudo, os conceitos de discurso, enunciado e memória discursiva, a partir das contribuições teóricas de Pêcheux (1999) e Foucault (2008), entre outros. Os resultados apontam que tanto o MEC quanto os professores que participam da pesquisa defendem o uso das TIC na sala de aula. Contudo, as docentes participantes defendem que as ferramentas necessitam de capacitação para manuseio, de forma que ocorra um trabalho pleno e satisfatório para ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Josemir Domingos da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e da Comunicação - TICspt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMemória discursivapt_BR
dc.titleA docência e os documentos oficiais: análise discursiva sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia do covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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