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dc.contributor.authorLopes, Larissa Beatriz Costa-
dc.date.accessioned2024-05-14T13:21:37Z-
dc.date.available2024-05-14T13:21:37Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31472-
dc.descriptionLOPES, L. B. C. O estágio supervisionado durante e depois da pandemia: dificuldades e aprendizados revelados em relatórios de estágio. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA partir dos anos 2000, houve um aumento significativo no interesse por pesquisas relacionadas à formação de professores, em especial, ao estágio supervisionado, principalmente nos estudos que abrangem a área da Linguística Aplicada, que tem como um dos objetos de pesquisa a formação docente (KLEIMAN, 2013); e prioriza o processo de descolonização (SILVESTRE; SABOTA; PEREIRA, 2021) nas diferentes instituições de ensino. Especialmente com o advento do ensino remoto, durante e depois da pandemia da COVID-19, o estágio supervisionado nas licenciaturas se adaptou às novas metodologias de ensino e exigiu dos professores em formação inicial ou continuada a ajustarem sua prática a uma nova realidade de ensino. Nesse cenário de atuação, a presente pesquisa surge com o objetivo geral de investigar os aspectos relevantes do trabalho docente, destacados por uma estagiária em três momentos do Estágio Supervisionado, no curso de Letras-Português/UEPB/Campus I, durante e depois da pandemia. Para tanto, como objetivos específicos destacam-se: analisar as experiências relatadas nos estágios, por professores estagiários, e sua relação com os saberes experencias e profissionais; e identificar as principais dificuldades enfrentadas por essa graduanda durante os estágios supervisionados e os impactos para o seu processo de formação docente. Para embasar este estudo, de abordagem qualitativo-interpretativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), cujo instrumento serão três relatórios de estágio escritos por essa estagiária, os postulados teóricos centrais (DANTAS; RODRIGUES, 2019; GERALDI, 2010; MACHADO, 2002; TARDIF, 2010) tecem comentários sobre a formação e o trabalho docentes, (ZABALZA, 2015; PIMENTA; LIMA 2012), discutem sobre o estágio supervisionado, e (BEHAR, 2020; BARRETO; ROCHA, 2020; MOREIRA; HENRIQUES; BARROS, 2020) refletem sobre o ensino remoto. Os resultados apontam que nas discussões da colaboradora foram abordados predominantemente os posicionamentos adquiridos por meio da sua atuação docente, sobretudo mencionando os saberes adquiridos ao longo de sua trajetória formativa. Durante os três estágios supervisionados, sendo dois deles em formato remoto e um presencial, são relatadas experiências enriquecedoras e desafiadoras ao longo de todo o seu percurso de formação, pois cada um deixou particularidades e aprendizados exclusivos, o que possibilitou a obtenção de uma compreensão abrangente das práticas pedagógicas e suas adaptações em face de contextos e realidades vivenciados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant’anapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.titleO estágio supervisionado durante e depois da pandemia: dificuldades e aprendizados revelados em relatórios de estágiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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