Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Beatriz Chagas da-
dc.date.accessioned2024-05-14T13:49:20Z-
dc.date.available2024-05-14T13:49:20Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31476-
dc.descriptionSILVA, B. C. Importância da amorosidade no retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia do Covid-19. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo ano de 2020 o Brasil e o mundo foram surpreendidos pela pandemia da Covid-19 que ceifou vidas, devastou famílias e relevou ainda mais as marcas das desigualdades sociais em muitos países do mundo. Medo e insegurança foram os sentimentos mais marcantes nesse momento da História. Com o fechamento dos prédios físicos, as instituições escolares foram forçadas a adaptar-se a esse novo cenário e criar alternativas para continuar com a aprendizagem dos alunos. Como estratégia de enfrentamento para o retorno às aulas, o Ensino Remoto Emergencial passou a ser utilizado por professores e alunos. No contexto do retorno às aulas presenciais ficou evidente a fragilidade emocional em que alunos e professores se encontram. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a importância da amorosidade e da escuta sensível como no retorno às aulas presenciais após dois anos de Ensino Remoto Emergencial. Para realizar essa discussão utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica narrativa e tomamos como base os seguintes autores: Freire (1996); Oliveira (2014); Edwards, Gandini e Forman (2016); Oliveira Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007); Hoyuelous (2006); Cunha (2012) e Bressan (2020). Após leituras e compreensão dos textos, o presente artigo ficou organizado em dois subtópicos: amorosidade e o papel da interação social no processo de ensino-aprendizagem e Pandemia do Covid-19 e impactos no contexto da educação escolar. Assim, defendemos que a amorosidade, a escuta sensível e a pedagogia da participação são cruciais na prática pedagógica, antes, durante e após a Pandemia do Covid-19.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPandemia do Covid-19pt_BR
dc.subjectAmorosidadept_BR
dc.subjectPedagogia da participaçãopt_BR
dc.titleImportância da amorosidade no retorno às aulas presenciais no contexto do Covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Beatriz Chagas da Silva.pdfPDF - Beatriz Chagas da Silva258.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito- Beatriz Chagas da Silva.pdfTermo de depósito109.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.