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dc.contributor.authorMoraes, Cristiana Lenice Barbosa Emery-
dc.date.accessioned2024-05-15T14:11:40Z-
dc.date.available2024-05-15T14:11:40Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31522-
dc.descriptionMORAES, C. L. B. E. A autonomia do/a aluno/a no processo de ensino e aprendizagem da Escola Nossa Senhora do Carmo - escola dos sonhos, no município de Bananeiras-PB. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA autonomia se define pela capacidade de governar-se a si mesmo, e sendo um conceito tão complexo, deve ser construído ao longo da vida do ser humano. Desta feita, este trabalho tem como objetivo compreender de que forma ocorre a construção da autonomia do aluno e como ela influencia no processo de ensino e aprendizagem na Escola Nossa Senhora do Carmo- Escola dos Sonhos, localizada no município de Bananeiras, no brejo Paraibano. À vista disso, alguns autores e documentos legais serviram de suporte para essa reflexão, entre eles está a Pedagogia da Autonomia (Freire, 2022), a tese da diretora da respectiva escola - Essa vida chamada escola: O olhar para dentro e para fora nos caminhos de uma outra educação possível (Coelho, 2015), bem como a Proposta Pedagógica (PP, 2020) da referida instituição, somado a alguns documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). No que diz respeito a metodologia, utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa com caráter de observação participante, sendo os sujeitos da pesquisa os professores e alunos. Para coleta de dados realizamos observação das atividades didático-pedagógicas, questionário via formulário do Google para alguns professores, pesquisa na Proposta Pedagógica da escola e na tese de doutorado da diretora da instituição. Percebemos que a autonomia se concretiza no ato de assumir responsabilidade pelas suas ações, e para que isso aconteça, o sujeito deve ter a liberdade de escolher, participar, opinar, criticar, sugerir, fazer, construir. Na escola, essa liberdade se configura na participação ativa do aluno como protagonista em seu processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que mergulhar no universo da Escola dos Sonhos, nos possibilitou refletir que a autonomia é um processo contínuo de “vir a ser” (Freire, 1987), e a prática didático-pedagógica da escola em tela, vivencia esse processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrução da autonomiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA autonomia do/a aluno/a no processo de ensino e aprendizagem da Escola Nossa Senhora do Carmo - escola dos sonhos, no município de Bananeiras-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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