Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Caroline Ramos de-
dc.date.accessioned2024-05-17T11:21:05Z-
dc.date.available2024-05-17T11:21:05Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31555-
dc.descriptionSOUZA, C. R. de. O brincar como forma de expressão e desenvolvimento na educação infantil. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Nosso intuito é compreender as dimensões constitutivas das atividades lúdicas, sobretudo as brincadeiras, como subsídios prazerosos e essenciais a prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse sentido, compreendemos o universo da ludicidade como um espaço onde as crianças aprendem brincando, de forma integrada com as demais, construindo laços com o outro que as levam a enfrentar dificuldades apresentadas durante seu crescimento físico, social e intelectual, através dos conhecimentos que são adquiridos. A pesquisa teve como norte as referências bibliográficas dos autores que tratam o tema com maestria, a exemplo de Rosa (2010), Kulhmann (2010), Aries (1981), Mâcedo (2012), Barbosa (2010), Santos (2009), Vygotsky (1989), dentre outros. Os mesmos discutem a infância e ressaltam a necessidade do professor da Educação Infantil, no dia a dia da sua prática pedagógica, ter como estratégia brincadeiras que não sirvam somente como lazer, mas que venha ter intencionalidade pedagógica e venham preparar os pequenos para a vida, visto que, seguindo as regras estabelecidas ao lidar com o lúdico elas estão sendo preparadas para a convivência em grupos, para o conviver em sociedade, compreendendo e aceitando as diferentes situações que são apresentadas em relação aos outros, nesse período tão significativo para a formação do sujeito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento através de brincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO brincar como forma de expressão e desenvolvimento na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caroline Ramos (1).pdfPDF - Caroline Ramos de Souza408.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.