Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31562
Título: Narrativas em confronto: análise do ensino de história durante a pandemia de Covid-19 a partir do olhar docente em Aroeiras/PB
Autor(es): Brasiliano, Enilda Alves
Palavras-chave: Ensino de história
Pandemia Covid-19
Aroeiras - Paraíba
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de História a partir do impacto da pandemia de Covid-19 através do olhar docente na cidade de Aroeiras/PB. É notável que a educação formal está passando por uma série de mudanças ao longo do tempo, entre elas, as reformas curriculares no século XXI que podem ser interpretadas de diferentes maneiras. Sabe-se que a pandemia de Covid-19 ou SARS-CoV-2, foi um vírus que se propagou rapidamente em todos os países, atingindo a rotina de aulas de mais de 90% dos estudantes em todo o mundo, devido à suspensão dos modelos de ensino presencial (UNESCO; IESALC, 2020). Aliás, na nova era tecnológica, a pandemia além de impor/acelerar uma realidade digital a sociedade, reforçou ainda mais o uso intensivo, estando presente na nova adaptação do processo de ensino e aprendizagem de muitos estudantes. Para melhor entendermos esse impacto, foi desenvolvido nessa pesquisa um questionário, sem conter identificações, para que cinco professores/historiadores da cidade de Aroeiras/PB indicassem os antigos desafios de ensinar história, isto é, antes da pandemia, bem como os que surgiram durante o período de crise sanitária. Dito isto, utilizamos, metodologicamente, os conceitos de práticas e representações (Chartier, 1991) para entender as interpretações dos docentes sobre o aprendizado dos estudantes, sem perder de vista a historiografia referenciada sobre o Ensino de História, como: Bittencourt (2008; 2018), Schmidt (2012) e Fonseca (2001; 2009). Os resultados demonstram que o ensino de História durante a pandemia teve diferentes concepções entre os(as) próprios(as) docentes desse local, mas essas não foram, necessariamente, positivas. Esses educadores, reconheceram os diversos impactos negativos do evento sobre o processo de ensino-aprendizagem dos(as) estudantes.
Descrição: BRASILIANO, E. A. Narrativas em confronto: análise do ensino de história durante a pandemia de Covid-19 a partir do olhar docente em Aroeiras/PB. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31562
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Enilda Alves Brasiliano.pdfPDF - Enilda Alves Brasiliano647.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.