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dc.contributor.authorCosta, Vitória Caroline Santos-
dc.date.accessioned2024-05-24T13:33:24Z-
dc.date.available2024-05-24T13:33:24Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31609-
dc.descriptionCOSTA, V. C. S. A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo de conclusão de curso em Pedagogia aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da educação inclusiva, com foco no papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Destaca a necessidade de compreender e aprimorar práticas educativas na EJA que é uma modalidade de ensino marcada pela diversidade de sujeitos. O estudo ressalta a falta de prioridade e investimentos na EJA, traduzido na falta de condições estruturais e pedagógicas, mesmo sendo uma modalidade de ensino fundamental na promoção da inclusão social. Os objetivos do artigo são: Conceituar a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da educação inclusiva, como também os desafios dessa modalidade de ensino, analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores na EJA, especialmente ao lidar com alunos com deficiência e comparar as dificuldades e desafios analisados no referencial teórico aos enfrentados pelas professoras do estudo de caso realizado. Além disso, busca-se refletir sobre as principais dificuldades enfrentadas por professores/as dessa modalidade em lidar com alunos e alunas com deficiência que buscam a EJA como possibilidade de assegurar o direito a aprender. Tal reflexão é pautada a partir de uma discussão teórica sobre a temática, bem como, a partir de um diálogo estabelecido com professoras de uma escola pública de Campina Grande/PB que atuam nessa modalidade de ensino. Desse modo, a pesquisa evidenciou, não apenas as dificuldades enfrentadas pelos/as sujeitos da EJA (professores/as e alunos/as), mas também serviu para ressaltar a necessidade contínua de reflexão sobre a importância da EJA e a necessidade lutar por políticas públicas que garantam a EJA como um espaço fundamental para a inclusão social e educacional, proporcionando a todos os sujeitos que buscam a escola, oportunidades de desenvolver plenamente seu potencial.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Valept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleA educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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