Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCalixto, Patricia Elias-
dc.date.accessioned2024-05-28T10:56:23Z-
dc.date.available2024-05-28T10:56:23Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31657-
dc.descriptionCALIXTO, P. E. Processos de alfabetização e letramento em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB: um relato de experiência na residência pedagógica. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda os processos de alfabetização e letramento na Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, Paraíba, com foco especial na vivência durante a vigência do Programa de Residência Pedagógica. O objetivo geral deste relato é descrever e analisar a experiência vivenciada relacionada aos processos de alfabetização e letramento em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental no Programa de Residência Pedagógica (PRP) - Licenciatura em Pedagogia UEPB/Campus I. Objetivou-se também conceituar a alfabetização e o letramento para melhor compreender esses processos e relatar as ações de intervenção desenvolvidas para alfabetizar e letrar no 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Buscando compreender os objetivos propostos, metodologicamente, trata-se de um relato de experiência, que pode ser definido como uma narração minuciosa de fatos vivenciados e experienciados pelo relatante no campo em que atuou e realizou as devidas observações, reflexões e intervenções. O ambiente escolar revelou-se desafiador para educadores e aprendizes. Nesse sentido, a Residência Pedagógica emerge como um ponto de inflexão crucial, proporcionando uma imersão profunda nas práticas cotidianas das salas de aula. A coleta de dados foi realizada através das observações e registros das práticas que vivenciamos e desenvolvemos e os fundamentos teóricos do trabalho estão pautados nas pesquisas desenvolvidas por Soares (2016); Ramos (2010); Ferreiro (1999); Vóvio et al. (2010); Leal et al. (2010); Libâneo (1994), Kleiman (1995); Paulo Freire (1989) e etc. É importante ressaltar que a alfabetização e o letramento são dois fatores necessários para o processo de ensino/aprendizagem dos alunos, e que as atividades desenvolvidas foram pensadas dentro dessa concepção visando o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos nos anos Iniciais do Ensino Fundamental ao qual estávamos em regência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.titleProcessos de alfabetização e letramento em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB: um relato de experiência na residência pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização de entrega e disponibilização do TCC - Patricia Elias Calixto (3).pdfTermo de depósito135.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Patricia Elias Calixto. pdf (9).pdfPDF - Patricia Elias Calixto13.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.