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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Dielle Liandra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-28T10:57:57Z | - |
dc.date.available | 2024-05-28T10:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31658 | - |
dc.description | SILVA, D. L. Análise do conceito de liberdade no desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos na abordagem montessoriana. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso teve como principal objetivo analisar o conceito de liberdade no desenvolvimento da criança com idades entre 0 e 3 anos, com base na abordagem montessoriana. Para tal, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: a revisão dos referenciais teóricos e modelos educacionais que valorizam a autonomia do indivíduo, a compreensão das abordagens libertárias, construtivistas e holísticas e a relação destes com o conceito de liberdade no desenvolvimento humano na perspectiva educacional para crianças de 0 a 3 anos. Como abordagem metodológica utilizou-se o relato de experiência descritivo, centrando-se na observação do desenvolvimento da criança na Escola Semear Montessori em Campina Grande, Paraíba. No embasamento teórico, este estudo se apoiou em pesquisas e teorias de educadores, como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Alexander Summerhill, Loris Malaguzzi e Maria Montessori. Além disso, foram explorados modelos de instituições educacionais que seguem abordagens pedagógicas libertárias, construtivistas e holísticas, como a Escola da Ponte, a Escola Reggio Emilia e a Escola Waldorf. Esses autores e instituições enfatizam a importância de respeitar a criança como um sujeito multifacetado e protagonista de seu próprio desenvolvimento. No contexto desse estudo, destacamos a proposta de Maria Montessori devido ao seu enfoque na educação como uma conquista da criança, impulsionada por seu desejo inato e em sintonia com seu desenvolvimento psicológico. Maria Montessori acredita que a autoeducação é possível quando as condições adequadas são fornecidas. Os resultados deste estudo revelaram que a Escola Semear Montessori promove uma educação respeitosa e libertária, preparando as crianças para a vida e incentivando a formação contínua de sua equipe para aprimorar a aplicação prática dos princípios montessorianos. Isso demonstra um compromisso com a eficácia da educação baseada na liberdade e no respeito pela individualidade das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Método Montessori | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Formação integral | pt_BR |
dc.subject | Autoeducação | pt_BR |
dc.title | Analise do conceito de liberdade no desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos na abordagem montessoriana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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