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dc.contributor.authorGomes, Franciele da Silva-
dc.date.accessioned2024-05-28T13:21:31Z-
dc.date.available2024-05-28T13:21:31Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.otherCDD 372.65-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31688-
dc.descriptionGOMES, F. S. As literaturas hispânicas no processo de formação do professor de espanhol. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de literaturas hispânicas no Brasil é um tema relevante que enfrenta desafios significativos. Para tanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos do ensino das literaturas hispânicas na formação do professor de espanhol, buscando incorporar o texto literário nas aulas de língua, com ênfase na perspectiva da formação docente para a prática profissional. Ramificando-se em objetivos específicos: i. Pontuar algumas contribuições acadêmicas que discutem sobre a importância da literatura na formação docente; ii. Discutir a importância das literaturas hispânicas na formação docente do professor de espanhol e a partir dessas discussões iii. Promover o diálogo da importância da formação literária do professor de LE como ponto de partida a (re) pensar o ensino das literaturas hispânicas no ensino básico. Portanto a importância deste estudo reside na necessidade de promover uma educação literária mais eficaz e culturalmente relevante, reconhecendo a literatura como meio valioso de estudo. A metodologia empregada nesta pesquisa constitui na análise de materiais acadêmicos sobre o ensino de literaturas hispânicas, com ênfase na identificação dos desafios enfrentados e nas perspectivas emergentes, para dar respaldo teórico a pesquisa utilizamos como referencial autores como Ortega (2022), Costa Junior (2020), Rossi (2022), Cunha (2016), Guilherme, Sánchez (2023), Rodriguez (2022), García (1982), Martínez (2023), Vargas (2004) entre outros, que contribuíram para o enriquecimento de pesquisas sobre literatura e ensono, literatura e formação docente. Durante a análise, discutimos questões relacionadas à abordagem literária nas aulas de espanhol, foi identificada a falta de ênfase da temática nas disciplinas de língua espanhola, assim como a dicotomia persistente entre língua e literatura. Como conclusão, este estudo ressalta a importância de encarar a literatura como uma aliada no desenvolvimento de competências linguísticas e culturais, e não como um obstáculo. Ao abraçar as perspectivas inovadoras propostas e superar os desafios identificados, os educadores podem transformar o ensino de literaturas hispânicas em uma experiência culturalmente relevante e enriquecedora. Esta pesquisa contribui para a reflexão contínua sobre a importância da literatura hispânica no contexto educacional brasileiro, sugerindo caminhos promissores para aprimorar a formação docente e enriquecer o ambiente de ensino de línguas estrangeiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Esp. Kaio César Pinheiro da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura hispânicapt_BR
dc.titleAs literaturas hispânicas no processo de formação do professor de espanholpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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