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dc.contributor.authorNascimento, Maria Célia do-
dc.date.accessioned2014-03-20T17:02:50Z-
dc.date.available2014-03-20T17:02:50Z-
dc.date.issued2014-03-20-
dc.identifier.otherCDD 373.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3171-
dc.descriptionNascimento, M. C. do. Práticas de escrita de alunos do Ensino Médio: incursos na rede pública do município de Campina Grande - PB. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a escrita como uma atividade interativa, a presente pesquisa, caracterizada como descritiva vinculada ao estudo de caso e de natureza qualitativa, surge da necessidade de responder a seguinte questão-problema: Como se constituem as práticas de produção textual dos alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande? Dentre os objetivos, destacamos: verificar o que os alunos compreendem por leitura e se possuem o hábito de ler; analisar as práticas de escrita e reescrita dos alunos; observar com qual concepção de escrita estão familiarizados, o entendimento que possuem acerca de gênero textual e sobre a relação entre leitura e escrita. Para a coleta de dados, utilizamo-nos do questionário que foi aplicado com alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, Campina Grande-PB. O questionário foi aplicado no dia 18 de Setembro de 2013 e aborda temas como escrita, leitura, reescrita e gêneros textuais. A pesquisa teve contribuições teóricas de autores como Bronckart (2006; 1999), Bazerman (2007), Garcez (2004), Antunes (2003), Moita Lopes (2009), Pereira (2010a; 2010b; 2009), Marcuschi (2003), dentre outros. Os resultados nos permitem afirmar que os alunos participantes não possuem práticas de escrita e leitura satisfatórias e adequadas ao seu nível de ensino, concluintes do Ensino Médio, pois, através da análise dos dados, constatamos que esses alunos não reescrevem adequadamente os textos, além de não possuírem conhecimentos que os permitam formular conceitos acerca de escrita, leitura e gêneros textuais, Logo, eles não concebem a escrita como um processo interativo. Neste sentido, os resultados alcançados alertam para a urgência em rever as práticas de ensino, ao mesmo tempo em que indicam a necessidade de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem da escrita que possam nortear a metodologia do professor, o qual, por sua vez, precisa estar em constante aprendizado e inserido em cursos de formação continuada, visando à união da teoria com a prática e, com isso, a realização de um trabalho significativo, capaz de formar cidadãos que saibam adequar as práticas de escrita aos diversos momentos de interação e, desse modo, possam participar ativamente da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titlePráticas de escrita de alunos do Ensino Médio: incursos na rede pública do município de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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