Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3179
Título: O papel dos gestos do professor na interação em aulas de língua inglesa: um estudo de caso
Autor(es): Santos, Karina Guedes dos
Palavras-chave: Sociolinguística
Pragmática
Comunicação Não- Verbal
Língua Inglesa
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do comportamento não verbal nas aulas de Língua Inglesa utilizada pelo professor, e de suas contribuições para o ensino aprendizagem dos alunos no ensino médio. Para tanto, nos fundamentamos em três linhas de pesquisa: na Sociolinguística Interacional (SI), nos estudos da Pragmática e na Análise da Conversação (AC). Para análise dos dados, tivemos como aporte teórico a Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982), a Pragmática (ARMENGAUD, 2006) e Análise da Conversação (KERBRAT-ORECCHIONI, 2006; MARCUSCHI, 1991). Os resultados apontam para um paradoxo entre a fala do professor e a sua prática mostrada pelo seu comportamento corporal em momentos interativos distintos na sala de aula. Além disso, este presente trabalho trouxe à tona um olhar mais crítico e reflexivo sobre a prática docente, principalmente quanto ao agir não verbal e de como tal visão pode contribuir para o ensino e aprendizagem em Língua Inglesa como um todo.
Descrição: Santos, K. G. de. O papel dos gestos do professor na interação em aulas de língua inglesa: um estudo de caso. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3179
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karina Guedes dos Santos.pdfKarina Guedes dos Santos664.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.